Translate

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O prelúdio! Tudo começa pelo Pré-Preparo! parte2!



Continuando o que ficou pra trás...



 2º Carne Seca

Desalgue tradicional ou desalgue rápido?... Desfiando a carne ainda quente ou depois de esfriar?


Tudo vai depender da necessidade, e maneira de utilização, para não dizer "pressa e desespero" kkkk 




Dessalgue tradicional ou dessalgue rápido?

A maneira tradicional todos já conhecem, é aquela que colocamos a carne seca, ou qualquer outra peça de bovino, suíno ou pescado desidratado e salgado, descansando na água por longas horas, seguidas de diversas trocas de água, a fim de tirar o máximo de sal possível da peça.
Vantagem: mantém a maciez da carne, e possibilita que a carne não perca muito de seu sabor e aroma, além de pode aumentar o volume da "matéria-prima".
Desvantagem... tempo!


Dessalgue Rápido!

Quando a vontade de provar uma carne seca, jabá, charque, ou seja lá qual fora denominação da carne desidratada e salgada for maior que a paciência de retirar o sal, o que fazer???? fatiar fino, passar na água e fritar direto? refogar a carne e depois ferver? fritar no óleo e pedir ao Pai que livre-nos do sal???


A melhor maneira que achei até agora foi seguinte:

1. lave a carne em água corrente, a fim de tirar o grosso do sal que fica encrustado na peça;
2. Corte a peça em pedaços menores, coloque-os em uma panela com água suficiente para cobrir e leve ao fogo.
3. Quando a água ficar esbranquiçada, e mais importante, ANTES DE FERVER, desligue o fogo, e descarte a água,  e repita esta operação mais 1 ou 2 vezes, dependendo da quantidade de sal que se quer tirar. Evite repetir mais que 3 vezes, para não perder o sabor da carne.
4. Depois da última vez que repetir o processo acima, cozinhe a carne normalmente.
Vantagens: Rápida execução!
Desvantagens: Caso deixe ferver a água a carne poderá ficará salgada. Além disso, os pedaços nunca poderão ser pequenos demais, lembre-se que a carne pode reduzir de tamanho. 


Desfiar a quente ou a frio dá diferença?

E como dá!
Se quiser a carne realmente desfiada, ou seja, parecida com "fios" o melhor é fazê-lo a frio, pois a temperatura um pouco mais baixa proporciona a rigidez mínima para evitar que a carne vire pó.

No entanto, se quiser fazer com que a carne vire "paçoca" desfie ainda quente, aproveite acrescente farinha de mandioca e pile bem! Você conseguirá a típica paçoca nordestina!

Mas porque isso acontece? Se pensarmos em esforço, desfiar a carne seca enquanto quente realmente é a maneira mais fácil, no entanto, se não tomarmos cuidado ela se desfaz tão rapidamente que pode chegar a virar pó.


Quando desfiar a quente para fazer os “fios” de carne seca, ou seja, realmente desfiado, observe que no meio do processo a carne às vezes chega a despedaçar ao invés de desfiar. Observe que isso acontece da mesma forma com o bacalhau se tentar desfiá-lo logo após cocção, ou seja, ainda quente.

Sobre o ponto de vista mais técnico por que isso ocorre? Lembremos que a carne seca é uma estrutura desidratada, neste processo existe alteração da estrutura celular, onde devido à perda de água existe um enfraquecimento das fibras proteicas, em decorrência ao rompimento das paredes celulares. Em linguagem de gente, quando seca-se qualquer alimento com sal, força-se a saída de água, o que faz com que a forma original dela mude até certo ponto. Prova sobre isso vemos no processo de reidratação. Todo alimento desidratado quando é reidratado nunca volta para a mesma consistência, formato de quando eram frescos.


Bem... outras dicas de pré preparo vou incluí-las em meia às preparações!

Se tudo der certo a partir de amanhã já começo a publicar a primeira receita que me propus. Espero que gostem e aproveitem! 

Abraço a todos!








4 comentários:

  1. a frio é para despedaçar certo ? quente é para fio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quente ou frio eis a questão!
      Vamos lá, se formos pensarmos em esforço, realmente desfiar a carne seca a quente é a maneira mais fácil, no entanto se não tomarmos cuidados ela se desfaz tão rapidamente que chegar a virar pó.
      Se for desfiar a quente para fazer os “fios” de carne seca, ou seja, realmente desfiado, observe que no meio do processo a carne checa a despedaçar ao invés de desfiar. Veja que isso acontece da mesma forma com o bacalhau se tentar desfiá-lo a quente.

      Sobre o ponto de vista mais técnico por que isso ocorre? Lembremos que a carne seca é uma estrutura desidratada, neste processo existe alteração da estrutura celular, onde devido à perda de água existe um enfraquecimento das fibras proteicas, em decorrência ao rompimento das paredes celulares. Em linguagem de gente, quando seca-se qualquer alimento com sal, força-se a saída de água, o que faz com que a forma original dela mude até certo ponto. Prova sobre isso vemos no processo inverso, todo alimento desidratado quando é reidratado nunca volta para a mesma consistência, formato de quando eram frescos.

      Será que consegui responder, ou viajei muito na maionese? Kkkk...

      Excluir
  2. Sim, respondeu, acho que precisa acrescentar no texto isso, la pra parte final quando vc explica isso ;)

    ResponderExcluir
  3. oks! Completarei a edição!

    Valeu MacCrow!

    ResponderExcluir