Translate

domingo, 12 de maio de 2013

O prelúdio! Tudo começa pelo Pré-Preparo!

Pessoal! 
Tô enrolado mas to fazendo a lição de casa! O cardápio que apresentarei será o seguinte:

1. Entrada:

Torta de creme de abóbora com carne seca e requeijão, acompanhado de salada verde ao molho de uvaia.

2. Prato Principal:

"Canela na Cerveja Preta" acompanhada de "milhoto".

3. Sobremesa:

Manga ao creme cítrico com mel e hortelã.


Agora... como estou em pré-preparo das coisas aqui, vou aproveitar e comentar algumas dicas para descomplicar a vida com alguns ingredientes!


1º Cozinhando Abóbora para recheio da entrada

Muita gente não quer saber de cozinhar abóbora pelo trabalho que dá descascar a dita cuja. Mas ao contrário de que estas pessoas pensam, é muito fácil preparar a "bixinha"! Vamos ao passo a passo.

Parte 1: A escolha da vítima, quer dizer... do tipo de abóbora importa! 
  • A abóbora kabotcha (japonesa) não necessita retirar a casca! Ela ao cozer ficar super macia, e saborosa. Não por ser de uma variedade trazida pelos japas, meus conterrâneos históricos, mas ela é uma das melhores abóboras para se trabalhar, pois não é muito fibrosa, e não fica aguada após cozimento.
  • Moranga: fica ótima mandando ao forno, desta forma libera o melhor de seu sabor.
  • Pescoçuda, Seca, A gigante de 40kg! kkk, esta prefiro usar mais para doces.
Parte 2: Mas vc ainda pergunta: e se eu quiser tirar a casca? como faço???
A melhor maneira que vi até o momento é fazer o microondas trabalhar com vc! Isso mesmo! MICROONDAS!
O processo é bem simples, primeiro parta a abóbora em fatias menores, depois, coloque em algum recipiente e leve ao microondas em potência máxima por 5-7 minutos. Será o tempo suficiente, para dar uma leve amolecida na polpa da abóbora.
Feito este processo, vc conseguirá retirar a casca com uma faca para legumes, ou simplesmente passando uma colher. 
Caso queira fazer purê de abóbora, o que vc vai precisar fazer é deixar alguns minutos a mais no Microondas. Qual a vantagem deste processo? O que vejo principalmente é a concentração dos sabores pela não utilização de água no processo de cozimento.

Parte 3: Maximizando o sabor!

Muitas vezes, as abóboras que compramos não está com o sabor que imaginávamos. Então o que fazer para arrumar o problema?
A primeira tentativa é acrescentar sal e pimenta... se não adiantou....que tal creme de leite? fica cremoso, envolvente... mas se ainda não é o esperado... tenta-se manteiga? fica-se aveludado... mas se ainda não é isso... então pensa-se em outros vários temperos... mas que podem não resolver.
Às vezes, o mais inusitado para o brasileiro pode ser o "tempero" correto. Já pensaram em usar AÇÚCAR para temperar? Lembram-se que ele já foi considerado especiaria na época das grandes navegações? Então! experimentem colocar açúcar no tempero da abóbora, principalmente quando ela for meio verde, ou estiver parecendo meio "aguada". Aquele gostinho levemente adocicado da abóbora irá aparecer!
Outra dica para melhorar o sabor quando for fazer purês e cremes deste vegetal, é assando-a no formo, ou em grelhas. Como este processo, os açúcares naturais são caramelizados e maximizam o sabor natural. 

 2º Carne Seca
Desalgue tradicional ou desalgue rápido?... Desfiando a carne ainda quente ou depois de esfriar?
Esta parte deixo para amanhã! Hoje a validade da bateria já era! kkkk....

Nenhum comentário:

Postar um comentário